domingo, 30 de dezembro de 2012

12 Fatos Importantes sobre Dragon ball



DRAGON BALL - A saga começou em 1984, com o lançamento do mangá roteirizado e ilustrado por Akira Toriyama.
Os 519 capítulos da história original foram adaptados em dois animes: Dragon Ball e Dragon Ball Z! As séries animadas foram ao ar, no Japão, entre 1986 e 1996; e em dezenas de outros países com o passar do tempo. O anime 'Dragon Ball Z' contém vários episódios que não estão no mangá.

AKIRA TORIYAMA - Nascido em Kiyosu (Japão) em 1955, tornou-se famoso mundialmente pelo sucesso da saga Dragon Ball. Trabalhou como designer de personagens de jogos, como os RPGs Chrono Trigger e Blue Dragon. Ele tem seu próprio estúdio, o Bird Studio, onde desenvolve vários projetos, como mangás em volume único e animações
.
REFERÊNCIAS - A saga Dragon Ball foi inspirada em um clássico chinês chamado 'Jornada ao Oeste'. A história é sobre um monge que precisa fugir para a Índia em busca de escrituras sagradas do budismo e sobre um rei macaco - um ser com poderes sobrenaturais. Pegou as referências?

EPISÓDIOS - Originalmente, o anime Dragon Ball teve 153 episódios e a sequência Dragon Ball Z teve 291 episódios. No entanto, devido à exportação para outros países e às consequentes adaptações, surgiram versões com cortes, bem como versões remasterizadas.

PÚBLICO-ALVO - A história original foi feita para jovens-adultos. No entanto, quando houve a adaptação do mangá (e posteriormente do anime) para o ocidente, elementos considerados ‘sensuais’ foram retirados da história para também fosse consumida também por crianças. Nos desenhos originais de Toriyama existem, por exemplo, imagens de nudez.







POPULARIDADE - Dragon Ball é o mangá mais popular de toda a história. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Yale, mais de 130 milhões de volumes foram vendidos apenas no Japão. Além disso, os animes, exportados para todo o mundo, impactaram gerações de espectadores, tornando Goku um dos personagens mais conhecidos e admirados de todos os tempos.

FILMES E SÉRIES - Além dos dois animes adaptados do mangá original, também há a animação 'Dragon Ball GT'. Com 64 episódios de roteiro original, a história apresenta um Goku que volta a ser criança e precisa viajar pelo espaço em busca de outras Esferas do Dragão para que seja transformado em adulto. Em 2009, a série 'Dragon Ball Z' foi remasterizada e relançada com o nome de 'Dragon Ball Z Kai'. Vários filmes de animação foram feitos com base nos mangás; já os filmes de ‘live action’ são mais raros. O primeiro, uma adaptação chinesa, foi lançado em 1989 em Taiwan. Coreanos lançaram uma adaptação não oficial para Dragon Ball em 1990. Já a versão mais recente foi produzida em 2009, pela 20th Century Fox, com o título de 'Dragon Ball Evolution' - um desastre cinematográfico que recebeu péssimas críticas dos fãs.

MAPA - As ‘locações’ dos animes estão na própria Terra, em um ambiente alternativo criado pelo próprio Akira Toriyama. Eventualmente, os personagens visitam outros planetas. Já o último filme, Dragon Ball Evolution, foi filmado no México e na Califórnia (EUA).

PRÊMIOS - Apesar do enorme sucesso, a saga Dragon Ball não recebeu nenhum prêmio importante.
PRODUTOS - A saga Dragon Ball Z é um fenômeno em termos de produtos. É possível comprar qualquer coisa do Goku: de action figures a guarda-chuvas.
LEGADO - A saga Dragon Ball inspirou autores de todo o mundo. Graças à obra de Akira Toriyama é que surgiram One Piece, Naruto e Bleach, por exemplo. Crianças e jovens de toda a Terra admiram Goku, utilizam expressões da história e imitam os gestos do herói. Quem nunca viu, por exemplo, alguém pedir ajuda para formar uma Genki Dama, ou jurar que vai lançar um Kamehameha em algum amigo chato?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...