domingo, 30 de dezembro de 2012

Entenda por que devemos começar a comer insetos

Já imaginou estas larvas gigantes no seu prato? Saiba que elas são essenciais para o futuro da alimentação
. Em algumas décadas, carne será uma iguaria de luxo. Segundo a ONU, o pedaço de terra destinado à criação de animais precisará crescer em 70% para alimentar a população do planeta em 2050, de nove bilhões de pessoas.

Insetos são mais nutritivos do que outras carnes. Enquanto a carne de boi é composta por apenas 28% de proteína, as baratas mostradas nesta imagem chegam a ter 44%. 'Insetos também são ricos em vitaminas, principalmente a B, e minerais, como ferro e cálcio', enumera Marcel Dicke, professor de entomologia da Universidade de Wageningen, na Holanda.

Além de mais nutritivos do que outros tipos de carne, é mais barato criar insetos do que gado. 'Por terem sangue frio, eles precisam de menos comida', explica Lynn Kimsey, professora de entomologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, 'e essa ração é mais simples e barata de produzir'.

Os bichinhos ocupam menos espaço do que os outros animais que estamos acostumados a ver em pastos. E, no final do processo, são mais bem aproveitados. Afinal, muitas partes do boi não são consumidas - pense em pés, dentes, ossos e pele. Enquanto isso você pode mandar uma larva numa mordida, de uma vez só.

Mesmo com a pouca quantidade de insetos que pode ser consumida por humanos (são apenas 1 600 tipos comestíveis entre 1,5 milhão de espécies catalogadas), o ritmo frenético com que eles se reproduzem transforma sua carne numa fonte de comida abundante.

Preparado pela culinarista Silvia Marques a partir de uma receita criada pelo chef Rossano Linassi, este prato de omelete de baratas é bem saboroso, com um gosto amadeirado. Mas, apesar de gostosas, você simplesmente não consegue esquecer que está comendo baratas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...