sábado, 23 de março de 2013

10 Tipos de nuvens interessantes


Stratus: são as nuvens mais próximas do chão e não ultrapassam um quilômetro de distância do chão. Quando vistas no céu, parecem um tapete. Podem dar origem ao nevoeiro, de acordo com o clima
.


Stratocumulus: de formato arredondado, esse tipo de nuvem pode ser branco ou cinzento, e em geral parece um mosaico no céu. Quando se formam, podem causar chuva leve. Podem causar turbulência quanto atravessadas por aviões.
Nimbostratus: são nuvens baixas e verticais, sem formato definido, escuras e cinzentas. Também são bastante espessas, podendo ocultar totalmente o Sol. São as nuvens mais facilmente identificáveis em tempo chuvoso.


Cumulus: são o oposto da nimbostratus. Têm forma bem definida, coloração clara e parecem chumaços de algodão. Ver uma nuvem tipo cumulus é sinal de bom tempo, mas quando crescem muito verticalmente, podem causar temporais

Altostratus: consideradas nuvens de altura média, essas nuvens são identificáveis por cobrir o sol. Geralmente são azuladas ou cinzentas são formadas por cristais de gelo ou gotículas de água muito fria.


Altocumulus: essas nuvens são as causadoras do efeito algodão que às vezes aparece no céu. Podem estar a até seis quilômetros de distância do chão. Ver este tipo de nuvem pela manhã pode ser um indício de trovoada à tarde.


Cirrus: estas nuvens são consideradas altas, pois sua distância média do solo é de até oito quilômetros. São constituídas apenas de cristais de gelo, e por conta disso adquirem esse aspecto enovelado. Aliás, cirrus, em grego, quer dizer cachos de cabelo, daí o nome.
Cirrocumulus: têm aspecto enrugado e formação parecida com as nuvens do tipo cirrus, mas são mais delgadas e verticais. Sua distância do solo pode atingir até doze quilômetros. Diferente das altocumulus, não formam sombras.

Cirrostratus: estas nuvens se localizam logo abaixo das nuvens cirrus. São finas e leves, a ponto de não encobrirem o sol. Em vez disso, quando estão em frente ao Sol, formam o efeito
Cumulonimbus: são as nuvens de trovoadas e tempestades, uma versão verticalmente maior das cumulus. São densas, esbranquiçadas e se formam quando surgem as frentes frias. São facilmente identificáveis por seu formato de bigorna e, por serem altas, são sempre visíveis da janela do avião.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...